Se você deseja que a sua empresa apresente um crescimento saudável, saiba que é necessário entender que existem algumas estratégias cruciais para a realização de uma boa gestão financeira. Umas das principais é o fluxo de caixa, um instrumento essencial que possibilita compreender a movimentação de valores da sua organização.
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Mesmo já sendo uma prática bem comum em negócios de diversos portes e segmentos, vale destacar que o processo ainda gera dúvidas naquilo que se refere à implementação correta da rotina de acompanhamento de entregas e saídas de dinheiro do caixa.
Para poder te auxiliar, a GIGA FINANCEIRA preparou 5 dicas valiosas para você poder melhorar o fluxo de caixa da sua empresa. Sua jornada financeira começa aqui!
O que é o fluxo de caixa
O fluxo de caixa nada mais é do que uma ferramenta de gestão financeira que auxilia no controle das entradas e saídas de dinheiro da empresa.
Normalmente, esse acompanhamento é realizado de forma diária, mas você pode definir a periodicidade necessária de acordo com o seu tipo de negócio.
Através do fluxo de caixa, é possível:
- Analisar a saúde financeira da empresa;
- Fazer projeções de faturamento;
- Identificar gastos supérfluos;
- Planejar investimentos de melhorias, entre outros;
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Faça o lançamento de vendas e despesas diariamente
Independentemente se o seu fluxo de caixa seja referente a períodos considerados maiores (semanal ou mensal), é importante realizar o lançamento diário de todas as entradas e saídas de recursos da sua empresa. Com isso, você terá o saldo disponível sempre atualizado e poderá tomar decisões mais assertivas a respeito dos seus recursos financeiros quando precisar.
Caso o saldo seja positivo, será possível avaliar o melhor momento de realizar investimentos no seu negócio. Porém, se for negativo, será necessário pensar em ações que possam melhorar seu capital de giro, como fazer promoções, liquidações de estoque, etc.
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Crie uma planilha exclusiva para o fluxo de caixa
Uma outra dica importante e eficiente para melhorar o fluxo de caixa é ter uma planilha exclusiva para organizar as saídas e entradas de dinheiro.
Separando as duas categorias, a empresa fica mais clara e as outras informações podem ser detalhadas em subcategorias que vão auxiliar a filtrar os dados e identificar onde estão ocorrendo os desperdícios.
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Negocie prazos de pagamento
A estratégia possibilita contar com dinheiro em caixa por mais tempo, para poder utilizar em outras categorias prioritárias, ou até mesmo realizar um reinvestimento com o intuito de potencializar a receita.
Realize um levantamento dos encargos recorrentes e compreenda quais fornecedores são capazes de ter uma revisão nos prazos. Tenha em mente que isso é comum no mercado, então existe a possibilidade de algum fornecedor flexibilizar as datas, como um período a mais até que tenha que fazer o pagamento.
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Recompense os clientes fiéis
Existem aqueles clientes que independentemente de qualquer coisa estão sempre realizando compras na sua loja, não é mesmo? Faça um trabalho para fidelizá-los ainda mais e, consequentemente, aumentar suas vendas e melhorar seu fluxo de caixa.
A criação de programas de recompensa com ofertas de brindes e descontos especiais é um passo importante para isso! Além disso, uma outra opção pode ser a criação de assinaturas de serviços ou aquisição de produtos com algumas vantagens: venda de itens exclusivos, frete grátis, etc.
Por fim, lembre-se de utilizar a “cobrança recorrente”, onde o pagamento é realizado de forma automática, em um intervalo previamente definido.
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Organize o contato com os fornecedores
Aqui você consegue resolver dois problemas de uma só vez: criar uma relação de confiança com os fornecedores e melhorar o fluxo de caixa!
A proximidade possibilita que você negocie melhores prazos para o pagamento das compras de estoque, sendo capaz de nivelar a data da cobrança com as do recebimento. Com isso, seus pagamentos vão se manter em dia e o fornecedor poderá oferecer condições de negociação de dívidas cada vez melhores.